PagSeguro

domingo, 25 de outubro de 2015

PALESTRA "O TEMPO QUE SE CHAMA HOJE"


Na ocasião refletimos sobre como estamos utilizando o nosso tempo. Ele está a nosso favor ou estamos sendo escravos do mesmo?

 Abaixo os principais tópicos abordados:

Temos que viver o presente, onde atuamos, existimos, estamos  e planejamos o futuro. O passado é uma parte do tempo que refere-se a nossa história e lembranças .

Vimos que para aproveitar o tempo da melhor maneira possível e termos um dia mais produtivo e não ficarmos com a sensação de que o tempo está voando, é necessário  planejar e organizar as nossas atividades, conforme prioridade, para evitar sobrecarga, que pode trazer problemas físicos e emocionais e  afetar a nossa vida pessoal, conjugal e profissional. (fadiga, estresse, ansiedade,depressão...)

Aplicamos a ferramenta Roda da Vida , onde fizemos uma auto avaliação de como estão as principais áreas de nossa vida ( pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida). Cada área foi  avaliada atribuindo uma pontuação de  10% a 100%,  que reflete o quanto o avaliado está satisfeito com  o tempo disponibilizado para cada área em questão. 
O objetivo na realidade é detectar qual a área ou as áreas  da vida que a pessoa precisa administrar melhor o seu tempo. Qual é a área que se colocar um pouco mais de foco,  será responsável por maiores mudanças nas outras áreas. 
Comentamos também que a espiritualidade deve permear todas as áreas de nossa vida. Vida baseada nos valores fraternos como:  amor, fé, justiça, paz, solidariedade... Valores estes que acredito que nos fortalece enquanto pessoa,  para termos um propósito de vida mais sustentável, pois somos seres em construção e estamos sempre nos transformando seja fisicamente, psicologicamente, socialmente  ou culturalmente. 

Valores que nos ajudam a conquistar nossos sonhos , com mais equilíbrio emocional . Valores que nos ajudam a tomarmos decisões mais consistentes e a adotarmos  atitudes/ações mais positivas perante a vida.

Temos que entender que o tempo a Deus pertence, nós é que devemos administrar as nossas atividades dentro do tempo cronológico estipulado pelos os homens e termos paciência pois...

 “ Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu..... nascer e morrer; plantar e colher; matar e curar; derrubar e edificar; chorar e rir; espalhar pedras e ajuntar pedras; abraçar e afastar-se; buscar e perder; guardar e jogar fora; rasgar e coser; calar e falar; amar e aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.”                                                                                                                                                                                                                        Eclesiastes 3:1-8

Existe um tempo de espera para vermos germinar o que plantamos, assim como as plantas, assim é a  nossa vida e o nosso relacionamento conjugal.

Conforme disse Michel de Montaigne, filósofo e escritor,  " O valor da vida não está no encadeamento dos dias, mas no uso que fazemos dele." 

A nossa vida também é um eterno plantar e colher, portanto, ame hoje, faça as pazes hoje, pois o amanhã pode não vir! 

Pense nisto!
Viva a nossa bela união!






Nenhum comentário: