PagSeguro

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Planejamento e Gestão de Carreira


Atualmente devido às constantes mudanças mercadológicas torna-se cada vez mais necessário que o profissional conduza sua própria carreira e não espere somente que a empresa o faça. Tome as rédeas da sua carreira, pois o caminho a seguir quem escolhe deve ser você!

Este artigo tem a finalidade de estimular o jovem que está preste a ingressar no mercado de trabalho, a encontrar o caminho para a sua realização profissional/pessoal. Aprender a escolher sua profissão de acordo com a sua aptidão e vocação. De modo a alcançar uma carreira consistente, interessante e não algo desinteressante e repetitivo. Entendendo sua profissão como algo motivador, que tem sentido à sua vida, de modo a fazer a diferença não somente no mundo empresarial, mas também para as pessoas que estão a sua volta. Afinal qual é o seu propósito, sua missão profissional/pessoal?

Sugiro que o jovem não se deixe iludir pelas profissões do futuro, pelas profissões que dão retorno financeiro maior, pela pressão da família em escolher uma profissão que o pai ou a mãe gostaria de fazer, etc, Não se torne um profissional morno, desmotivado!

Para isso é necessário um planejamento de carreira , ou seja o caminho a ser percorrido até você alcançar seus objetivos. O ponto de partida para iniciar o planejamento de carreira, é fazer um diagnóstico pessoal e profissional, a partir daí pode-se definir os objetivos, metas e plano de ação. Onde estou e para onde quero chegar, ou seja sua visão. O que preciso fazer hoje para alcançar o amanhã.

O pontapé inicial é o auto conhecimento, refletir sobre os seus pontos fortes, que é o seu diferencial e pontos a melhorar . O que você gosta? O que você não gosta? O que você quer? Onde quer chegar? Quais as suas competências e habilidades e quais as profissões que pedem um perfil com o que você tem e combine com o seu estilo de vida e interesses pessoais/profissionais.

Devemos refletir, se auto-avaliar, verificar nossos conhecimentos, habilidades e atitudes, pois somente nos conhecendo bem, podemos partir para atender os requisitos e competências cada vez mais complexa que o mercado solicita.

Defina sua meta e estratégia para conquistar seus objetivos e escreva. É realizável? Em quanto tempo? Desenvolva um plano de ação e implemente. Principalmente refletir em que preciso mudar para conseguir meu objetivo? Pense e sonhe a vontade... Sonhe.

O profissional deve estar sempre em busca de constante desenvolvimento pessoal e profissional. Aprender a aprender num mercado de incerteza, saber sempre que é necessário começar de novo e de novo, e quantas vezes for necessário. Ampliar seus conhecimentos sobre a carreira escolhida, ser flexível para adequar seus objetivos ao mercado. Adquirir novas competências, caso necessário, como as que o mercado está solicitando: comportamento ético, boa comunicação , empreendedorismo, flexibilidade, iniciativa, liderança situacional, planejamento, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e visão sistêmica...

Fazendo o check up do seu estado em área consideradas prioritárias como educação formal, informal , idiomas, experiência profissional. O que faço no dia a dia? Quais as competências que tenho? Quais as que me faltam para exercer melhor o meu trabalho?

No plano de ação deve ser considerado também os itens: o que fazer, como fazer, com quem fazer, quanto custa e definir os prazos para execução. Lembrando que todo plano de carreira deve ser sempre revisado.

Os constantes avanços tecnológicos, a globalização, a concorrência acirrada, a busca de excelência no atendimento, faz com que o profissional para permanecer no mercado de trabalho, precise de se atualizar constantemente, fazer cursos extra-curriculares, assistir palestras, adquirir fluência em outra língua, aumentar sua rede de relacionamento, seja através de grupos de trabalho, de estudo, com a finalidade de trocar informações sobre o que vem ocorrendo no mercado de trabalho, ou seja, uma trajetória de informação e formação que não tem fim.

Lembrando que devemos sempre ter uma reserva financeira para eventuais necessidades, bem como, administrar o tempo de acordo com as prioridades.

Quando assumi o cargo de Gerente, na ocasião senti a necessidade de buscar novos conhecimentos, na área comportamental e em estratégia de negócios, que não estavam nos meus planos. Foram vários cursos realizados, que pude usar na prática, aumentando com isto as minhas chances de se manter na empresa, bem como o aumento da minha empregabilidade para o mercado de trabalho.

Releia o seu plano de carreira, periodicamente. Veja se existe algum ponto que gostaria de alterar ou acrescentar. Não esqueça que o plano deve acompanhá-lo ao longo da sua vida profissional, deve ter uma estrutura flexível e adaptar-se a diferentes situações.

O plano deve ser um processo contínuo de interação entre o empregado e o empregador, de modo a alinhar valores e crenças e atender os objetivos e interesses de ambas as partes.

Enfim, qualquer que seja o segmento da sua vida pessoal/profissional, devemos sempre ir ao encontro do ser e não do ter, que com certeza aumentará suas chances de auto-realização e como conseqüência seu sucesso pessoal e profissional.

Maria do Carmo Bacelar Schwandt


Docente de Ensino Superior


Consultora de Educação Corporativa / RH

Nenhum comentário: