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domingo, 31 de agosto de 2008

ENTREVISTA - PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O ESTUDANTE... E O MERCADO DE TRABALHO



Experimente perguntar a um estudante hoje o que ele pensa sobre o mercado de trabalho. Certamente as respostas não serão muito animadoras . Nossos jovens guerreiros sabem que as batalhas que os esperam são árduas e impiedosas. A cada ano o cenário competitivo se agrava e, por este motivo as empresas esperam mais de seus funcionários. E você, acha que os estagiários estão fora dessa? De jeito nenhum. A cobrança muitas vezes é a mesma e os níveis de responsabilidade do aprendiz apenas crescem. Mas, o que fazer para se adequar a este novo cenário? O jovem sabe que precisa se capacitar para agregar valor e tornar-se mais competitivo e atraente para o mercado, mas porque será que, na hora " H " no momento do tête-à-tête com o entrevistador, muitas vezes o resultado não é satisfatório? O problema pode envolver diversas instituições, como a família, a faculdade, ou até mesmo o Estado, por não promover a cultura como deveria. O fato é que o estudante está, de uma forma geral, entrando no mercado de trabalho sem o preparo a que deveria ter sido submetido. Em linhas gerais, podemos definir algumas das carências mais evidentes. É preciso, por exemplo: exercitar mais seu discurso falado e escrito, prestar mais atenção no momento em que escolhe seu traje para comparecer à entrevista e alguns outros detalhes que, acredite, fazem a diferença no momento da sutil diferenciação entre um e outro candidato. É o que nos explica a gerente da Gestão de Talentos, o Agente de Integração do Grupo Seres, Maria do Carmo Bacelar Schwandt que, ao perceber essas carências, desenvolveu e implementou o Projeto Capacitar, cujo objetivo é promover palestras , oficinas e dinâmicas para criar em sala de aula as situações pelas quais os jovens terão de passar, corrigindo assim, os enganos mais comuns, além de instruí-los acerca de sua carreira e sobre o mercado. Maria do Carmo é mestranda em educação corporativa e pós-graduada em Gestão estratégica de RH. É também docente de ensino superior e conta com mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos.
Por que a Gestão de Talentos percebeu a necessidade de desenvolver o Projeto Capacitar?
Percebemos a necessidade de desenvolver este projeto devido à quantidade de estudantes que não passavam nas entrevistas de seleção. Identificamos a existência de um gap entre as instituições de ensino e o mercado de trabalho. Gap entre as competências técnicas e as comportamentaiws. Fizemos um levantamento das necessidades e, a partir daí, criamos o Projeto Capacitar, que consta de orientações, palestras e oficinas (foto) onde o estudante tem a oportunidade de vivenciar e refletir sobre as competências exigidas atualmente no mercado de trabalho, de modo a conhecê-las, adequá-las ao seu perfil e utilizá-las de acordo com a exigência do contexto em que estiver inserido.

Quais são os maiores " pecados" cometidos pelo estudante quando participa de processos seletivos?
Existem alguns " pecados" cometidos, porém muitos deles são devido à imaturidade da idade. É uma etapa difícil na vida do estudante, já que se trata da transição para o mundo adulto, onde terá de aprender, crescer e demarcar o seu espaço profissional. Vocabulário pobre, dificuldades de se expressar, nervosismo, vestimenta inadequada para a ocasião, ir para entrevista sem pesquisar sobre a empresa, são alguns dos pecados cometidos.

A instituição de ensino deveria instruí-los também neste sentido? Ou seja, ela deveria instruí-los sobre a melhor maneira para se sair bem em uma entrevista por exemplo?
Sim. Algumas instituições de ensino já começaram a perceber esta necessidade, porém não existe a melhor maneira de se sair bem em um entrevista, considerando-se que cada oportunidade tem um perfil específico; logo, não existe " receita de bolo", pois cada caso é um caso.

Antigamente, não eram delegadas aos estagiários tarefas que demandassem muita responsabilidade ou dificuldade profissional. Podemos dizer que este cenário mudou?
Sim este cenário muodou. Atualmente, a maioria dos estagiários assume reponsabiliadedes tal qual um funcionário, porém, com a supervisão de um profissional com mais experiência, de modo que possa ser auxiliado sempre que necessário. Os estagiários , quando motivados, costumam trazer novidades aprendidas no meio acadêmico, para o seu ambiente profissional. É importante deixar claro que as expectativas esperadas de um estagiário são diferentes das expectativas em relação a um profissional. O estagiário está em fase de desenvolvimento, muitas vezes não domina todas as competências necessárias, mas cabe ao supervisor ter a consciência de que com paciência e desenvolvimento, os diferenciais competitivos irão aparecer.

Quais são as orientações que o estudante recebe durante as palestras e oficinas do Projeto?
São orientados quanto à importância de planejarem a sua carreira, seus pontos fortes e fracos, marketing pessoal, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, liderança, atendimento ao cliente, administração do tempo e outros assuntos que possam contribuir para melhorar o seu desempenho na empresa. Os conceitos acima são passados de forma interativa, onde utilizamos dinâmicas, simulações, dramatizações e vivências de situações práticas , de modo que o estudante possa refletir e adquirir nova atitude perante o mercado de trabalho.

Quais as maiores dificuldades encontradas pelos estudante quando se lançam pela primeira vez no mercado?
A falta de experiência e as exigências mercadológicas. Muitas empresas solicitam jovens "prontos", com experiências que muitas vezes, não tiveram tempo de adquirir, devido a pouca idade.

Como se sente, na condição de gestora do Agente de Integração do Grupo SERES, quando percebe que o Projeto Capacitar contribuiu para o crescimento de algum estudante?
Para mim é muito gratificante fazer parte de um Grupo que me apóia no desenvolvimento deste projeto e saber que tenho uma parcela de responsabilidade e estou contribuindo de alguma forma para o crescimento do jovem brasileiro, criando oportunidades para que possa refletir sobre os seus pontos fracos e fortes, de modo a melhorar seu desempenho e aumentar as suas chances de ingressar neste mercado de trabalho a cada dia mais competitivo.
Entrevista publicada na revista Seres News - julho a setembro de 2008 - Nº 02 - Ano 01

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