PagSeguro

quinta-feira, 10 de julho de 2008

EXPO ITAGUAÍ - 2008



A Conexão do emprego e da Oportunidade

Assuntos ligados a mercado de trabalho e escassez de mão-de-obra qualificada, têm sido a temática de gestores de Recursos Humanos e ocupado espaço significativo em toda a mídia. Pesquisa feita pela Confederação Nacional das Indústrias – CNI e divulgada no Jornal O Globo1, mostra que empresas chegaram ao cúmulo de importar mão-de-obra como engenheiros e serviços especializados.
Muitas empresas acabam tendo que investir em treinamento, uma vez que o maior problema, segundo elas, é com o pessoal do ensino médio e formação técnica.
Construção de novas indústrias, ampliação dos portos e profissionais qualificados no mercado é um desafio e responsabilidade de todos. De um lado, as empresas que procuram pessoas qualificadas e não as encontram, e, do outro, o governo com o desafio em reduzir a taxa de desemprego e preparar essa grande massa da população que anseia por uma oportunidade no mercado de trabalho.O papel da educação é fundamental para formação e qualificação do indivíduo. Percebemos, então, a necessidade da transformação social de cada indivíduo, através da informação, conscientização e a multiplicação do conhecimento.
Diante desta realidade se faz necessário uma proposta para auxiliar no processo de escolha do jovem quanto à profissionalização e o ingresso no mercado de trabalho.Surge então o Projeto CONEXÃO 2008.
A feira foi destinada aos estudantes do ensino médio e universitário, que realizaram cadastro e inscrição nos estandes das empresas. A feira começou na quinta (3) e foi até domingo (6) de julho, na Expo Itaguaí e teve a participação de 22 empresas públicas e privadas. Foram oferecidas oportunidades para áreas ligadas a administração, engenharia, informática, pedagogia, ciências contábeis, também comércio e serviço, como operador de caixa, vendedor lojista, atendente, garçonete. Além da empresa VALE, patrocinadora do evento, esteve presente o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que abre oportunidades para jovens ainda sem qualificação profissional, BRQ, NUCLEP, GERDAU, SEBRAE, IEP, Grupo Novezala uma das maiores agências de recrutamento do Rio e o Centro de Oportunidade de Itaguaí. O evento contou com grandes centros de formação profissional da região como o SENAI, ETERJ e CECEP.
"Nossa intenção é mostrar aos jovens da nossa região como se conectar as oportunidades geradas pelas grandes empresas e ampliar seus conhecimentos sobre mercado de trabalho." afirma Marcos Rogério um dos organizadores do evento. " Não podemos esquecer que hoje é exigido um novo perfil profissional: empreendedor, dinâmico, que saiba dirimir ordens e seja capaz de se adaptar as constantes mudanças no ambiente interno e externo das organizações com visão clara e atualizada do cenário global." Acrescenta André Bento,também da Comissão organizadora.
Palestras, debates e oficinas
Além do preenchimento de cadastros e entrega de currículo nestes quatro dias, também foram oferecidas palestras gratuitas de como apresentar uma proposta de trabalho, planejar a carreira, profissional do futuro, empreendedorismo, responsabilidade social, todas organizadas pelo CECEP com professores da UERJ e profissionais das grandes empresas da região.

Site: wwwexpoitaguai.oportal.org - Matéria publicada em 04/07/2008 - às 13:30 - Priscila Daflon

Nenhum comentário: